sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Milton 70 anos de Nascimento - Ailton Magioli‏

Fé na vida 

Milton Nascimento chega aos 70 anos cercado de homenagens, com agenda lotada e dois novos discos à vista. Assim como João Gilberto, o mestre de geniais falsetes revolucionou a MPB
 


Ailton Magioli



Milagre dos peixes foi quase todo censurado. A Odeon queria que eu fizesse outro disco. Falei: 'Não. Vai sair deste jeito: usando a voz como instrumento, como uma arma' E olhe que tentaram censurar a voz também" - Milton Nascimento, em depoimento ao site do Museu Clube da Esquina

Sem tempo para comemorar o próprio aniversário devido à extensa agenda de compromissos, Milton Nascimento recebe pouquíssimos convidados hoje à noite, em sua casa da Joatinga, no Rio de Janeiro, para festejar seus 70 anos. Amanhã, ele embarca para Pirenópolis (GO), onde faz show no domingo. Depois, segue para Cuiabá (MT). 

Bituca não completa apenas 70 anos de idade, mas meio século de carreira, 45 anos da canção Travessia e quatro décadas do disco Clube da Esquina, marco da MPB. Em 25 de novembro, grava o DVD Milton Nascimento – Uma travessia, no Rio de Janeiro. E prepara repertório inédito para seu disco com o guitarrista Ricardo Vogt, que toca na banda de Esperanza Spalding. Ele será um dos homenageados da Academia Latina de Gravação durante a entrega do Grammy Latino, em 15 de novembro, em Las Vegas (EUA).

Carioca de nascimento, criado em Três Pontas e mineiro por direito, Bituca tem se emocionado neste ano especial. “Fico muito feliz de poder dividir com as pessoas as músicas que a gente fez, as histórias que a gente viveu”, declarou ele. Vêm por aí dois livros sobre o artista: a biografia musical escrita pelo instrumentista e compositor Chico Amaral e o volume organizado pelo assessor Danilo Nuha, com as letras que escreveu. No Rio de Janeiro, o Instituto Antonio Carlos Jobim cuida da digitalização de seu acervo pessoal. Recentemente, Milton recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Chico Amaral recorre a Mário de Andrade para situar o surgimento de Milton Nascimento na cena cultural brasileira. “Mário gostava de dizer que o que importa na arte é o contexto, o coletivo. É isso que gera os grandes gênios”, lembra o compositor, salientando que depois de Três Pontas, onde conviveu com Wagner Tiso, Bituca se mudou para BH, onde conheceu Pacífico Mascarenhas e os irmãos Borges, entre outros. Já radicado em São Paulo, ele foi acolhido por Hamilton Godoy (do Zimbo Trio), Agostinho dos Santos, Baden Powell e Elis Regina. Chico garante: depois da bossa nova, Milton Nascimento representa o que surgiu de mais importante na MPB.

Autor dos livros A canção no tempo (1997-1998), em coautoria com Jairo Severiano, e A era dos festivais (2003), o jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello lembra que Milton – como compositor – foi a figura de maior projeção do Clube da Esquina. “Todavia, sua obra tem personalidade tão marcante que se pode afirmar constituir-se de forma independente do grupo em função de suas inovações rítmicas, harmônicas e melódicas”, ressalta. Para Zuza, tais inovações constituem “verdadeira entidade musical, diferente de tudo o mais que existia e existe na música brasileira”. 

O jornalista aponta na obra miltoniana “aspectos únicos, como o caráter ritualístico, a morfologia épica e a abrangência latino-americana que extrapolam a força da paisagem mineira, constituindo-se num dos mais fascinantes universos sonoros de raízes profundamente brasileiras que o mundo não só admira como, e principalmente, compreende”. Zuza também destaca a postura de Bituca na luta contra a ditadura militar: “Nesse ponto, há que se louvar os parceiros – em particular Fernando Brant, Márcio Borges e Ronaldo Bastos. Eles souberam compreender os desígnios musicais embutidos em certas criações para chegar a canções que atingiam fundo esse enfrentamento, como Fé cega, faca amolada e Nada será como antes, entre várias outras”.

O jornalista discorda de quem afirma que Bituca impressionou a crítica apenas por seu famoso vozeirão. “O que arrebatou aos que ouviram Milton desde o início de sua carreira, entre os quais me incluo, foi a verdadeira magia que havia em sua voz, a devoção de suas vocalizações, a apropriação técnica no uso de falsete. Enfim, várias características que fazem dele, cronologicamente, o intérprete mais original do Brasil depois do surgimento de João Gilberto. A mitologia de ambos converge num ponto em que se identificam, na valorização do silêncio”, conclui.

Tons geniais 



Milton Nascimento com os parceiros: o mineiro Márcio Borges e o fluminense Ronaldo Bastos

1 Aos 2 anos, em 1942, Milton Nascimento já ensaiava os primeiros sons ao piano. Pouco depois, ganhou uma sanfona de dois baixos

2 Em 1944, o carioca Milton perde a mãe, Maria do Carmo, no Rio de Janeiro. Vai morar com a avó biológica em Juiz de Fora, mas não se adaptou à nova família

3 Conhecidos de Maria do Carmo, Lília e Josino de Brito Campos, ao ver a tristeza do menino, pedem à avó que o deixe morar com eles. Milton segue com o jovem casal para Três Pontas, no Sul de Minas Gerais

4 Antes dos 7 anos, ele ganha uma gaita e uma sanfona de quatro baixos. O primeiro violão chega aos 13, quando ele e Wagner Tiso formam o grupo Luar de Prata

5 Milton e Wagner criam a banda Ws Boys. São convidados para participar do Conjunto Holliday, em Belo Horizonte. Em 1960, gravam o compacto Barulho de trem

6 O apelido Bituca foi dado por Lília, a mãe adotiva. Ela achava graça no beiço que Milton fazia ao ser contrariado 

7 Em 1963, Bituca se muda para BH, com 20 anos. Vai morar numa pensão no Edifício Levy, conhece a família Borges e passa a integrar o conjunto de bailes de Célio Balona

8 Monta o Berimbau Trio com Wagner Tiso e Paulinho Braga. Começa a compor. 
Em 1964, grava o LP Quarteto Sambacana, 
com Pacífico Mascarenhas

9 Milton vai para São Paulo e participa do Festival Berimbau de Ouro, em 1966. Canta Cidade vazia, de Baden Powell e Lula Freire

10 O Tempo Trio grava a primeira música de Bituca, E a gente sonhando. Elis Regina, que viria a ser amiga e musa, inclui Canção do sal no disco Elis

11 Milton se desilude com os festivais. Mas o cantor Agostinho dos Santos, a pretexto de gravar um disco, pede três canções a ele e as inscreve, em segredo, no Festival Internacional da Canção, em 1967

12 As três canções são classificadas – inclusive Travessia. A parceria com Fernando Brant projeta Milton e o leva a gravar 
o primeiro disco solo 

13 O disco Courage é lançado nos Estados Unidos. Em 1968, começa a carreira internacional de Bituca 

14Milton Nascimento, disco de 1969, traz as canções Beco do Mota e Pai Grande. Em 1970, ele grava Milton com a banda Som Imaginário. Pra Lennon e McCartney é uma das faixas

15 Em 1972, surge Clube da Esquina. O disco em parceria com Lô Borges batiza um dos principais movimentos da MPB 

16 A musicalidade de Clube da Esquina destaca nacionalmente Lô e Márcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Fernando Brant e Ronaldo Bastos, entre outros. O disco 
deslumbra o mundo

17  Milton e parceiros estão na mira da ditadura militar. Milagre dos peixes, disco de 1973, tem quase todas as letras censuradas. Sai com várias faixas instrumentais. Perseguido, Bituca passa a fazer shows promovidos por diretórios estudantis

18 O show Milagre dos peixes vira disco. Segundo Milton, foi o primeiro álbum de música popular gravado com uma orquestra sinfônica, a do Rio de Janeiro, ao vivo

19 Em 1974, o mundo do jazz se deslumbra com Bituca. Ele e o saxofonista Wayne Shorter gravam o disco Native dancer, nos EUA 

20 Bituca “globaliza” o Clube da Esquina, dividindo microfones e estúdios com Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter, Mercedes Sosa, Fito Paez, Hubert Laws, Peter Gabriel, James Taylor, Sting, Paul Simon, Jon Andersen 
e Duran Duran 

21 Maurice White, do Earth, Wind and Fire, declara que as músicas e seu grupo se inspiraram nos falsetes de Milton Nascimento. Bjork é outra fã de carteirinha 

22Em 1975, o disco Minas desmente quem tachava Bituca de “hermético”.  Fé cega, faca amolada, Ponta de areia e Paula e  Bebeto se tornam hits                         

23Minas chega ao 1º lugar na parada de sucessos australiana. Conta com a participação do pianista Tenório Jr., posteriormente desaparecido na Argentina durante a ditadura militar 

24Minas se desdobra em Gerais, disco com forte marca latino-americana. A diva argentina Mercedes Sosa canta com Milton

25 Milton compõe a trilha do balé Maria Maria, que marca a estreia do Corpo. O grupo mineiro se tornou uma das companhias de dança mais respeitadas do mundo 

26 Clube da Esquina dois chega, seis anos depois do clássico. Reúne Elis Regina, Chico Buarque, Gonzaguinha, Flávio Venturini, Boca Livre, César Camargo, Joyce, Francis Hime, Olívia Hime, Beto Guedes, Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Nelson Ângelo, Toninho Horta, Lô Borges e Wagner Tiso, entre outros.

27  A parceria com o Grupo Corpo se repete: Milton compõe a trilha do balé Último trem 

28 Milton sempre teve um pé no samba. 
No começo da carreira, tocou nos grupos Evolussamba e Sambacana

29 O disco Sentinela, de 1980, o leva para a primeira turnê europeia. Faz shows na Suíça, em Portugal e na França. Por 10 dias ele lota o Théâtre de la Ville, em Paris

30 Missa dos quilombos, musicada por ele, homenageia Zumbi dos Palmares. Parceria com dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, o projeto estreia no Recife 

31 Ideia de dom Hélder Câmara, Missa dos quilombos vira disco. É encenada na praça da Catedral de San Tiago de Compostela, 
na Espanha

32 Em 1983, Milton e Wagner Tiso compuseram Coração de estudante para o filme Jango, de Sílvio Tendler. A letra se refere ao jovem Edson Luís, morto pela polícia em 1968 – estopim para imensas passeatas contra a ditadura militar

33 Em 1985, Coração de estudante vira hino das Diretas Já, campanha em que Milton e artistas se engajam. No ano seguinte, foi a trilha sonora da agonia e morte do presidente eleito Tancredo Neves

34 Em 1984, Milton estreia no Carnegie Hall, em Nova York, em temporada de sucesso

35 Em 1985, o presidente francês François Mitterrand nomeia Bituca Cavaleiro da Ordem das Artes das Ciências e Letras 
de seu país 

36O disco A barca dos amantes é gravado ao vivo com Wayne Shorter, em São Paulo. Na Argentina, Milton também faz outro ao vivo, com Mercedes Sosa e Leon Gieco 

37  Bituca estreia no Japão, em 1988. Em Tóquio, inaugura o Fã-Clube da Esquina

38 Milton abraça a causa dos povos da floresta. Viaja de barco pelo Rio Juruá, no Acre, e grava o disco Txai, em 1990. Torna-se astro da world music e se destaca no ranking da revista Billboard 

39 Impressionado com o cacique Benke, que discursou na Rio-92, Milton compõe canção inspirada no líder ashaninka

40O mundo celebra a música de Milton. Ele ganha o título de World beat artist of the year concedido pela revista Downbeat (1990), pela Downbeat Reader’s Pool (1991) e pela Downbeat Critic’s Pool (1992)

41 Em 1995, sai o disco Angelus, apelidado de “Clube da Esquina 3”. Os astros James Taylor, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Jon Anderson, Ron Carter, Peter Gabriel, Pat Metheny e Jack Dejohnette participam 
das gravações

42Angelus não surgiu em estúdios luxuosos do Primeiro Mundo. A maioria das gravações se deu numa fazenda em Esmeraldas, no interior de MG. O álbum foi concluído em Nova York

43O CD Nascimento (1997) e a turnê Tambores de Minas, espetáculo com direção de Gabriel Villela, marcam uma espécie de volta às raízes afro-mineiras 

44 Nascimento recebe o Grammy de melhor álbum de world music de 1998. Milton comove o país, que acompanha sua internação por causa de diabetes

45 Bituca recupera a saúde. Tambores de Minas, com direção de Gabriel Villela, ganha apresentação histórica na Praça Tiradentes, em Ouro Preto 

46 Durante a gravação do DVD Tambores de Minas, no Teatro João Caetano, no Rio, Milton recebe das mãos do produtor Russ Titleman a estatueta do Grammy

47  Em cerimônia emocionante, Milton é coroado Rei Congo em Divinópolis, no Oeste de MG. A população para para homenageá-lo. O cortejo festivo sai pelas ruas 

48 Milton volta ao passado, quando cantava “em troca de pão”. Em 1999, anima verdadeiros bailes – com direito a orquestra – durante a turnê do disco Crooner. A festa chega à América Latina e à Europa

49 Milton recebe o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ele e o escritor português José Saramago são condecorados com a medalha de ouro da Sisac, no Chile

50 Crooner recebe o Grammy Latino na categoria disco pop contemporâneo brasileiro. Milton Nascimento e Gilberto Gil se tornam parceiros e gravam CD em 2001

51 A dupla Sandy e Júnior participa do disco de Gil e Milton, que recebem críticas por gravar com os filhos hitmakers do sertanejo Xororó. Os veteranos saem em defesa dos “meninos”

52Nos 30 anos de Clube da Esquina, em 2002, uma surpresa: durante show em São Paulo, a praticamente desconhecida Maria Rita, filha de Elis, canta Roupa nova com o “compadre” da mãe

53 Bituca homenageia as mulheres – sobretudo a mãe, Lilia, que morreu em 1998 – no CD Pietá. Convida Maria Rita, Simone Guimarães e Marina Machado para acompanhá-lo nas gravações. Marina faz longa turnê com ele

54 Para gerenciar a carreira e ganhar independência, Milton cria o selo Nascimento e sai da gravadora Warner

55 O espetáculo Ser Minas tão Gerais (2004), em parceria com o grupo Ponto de Partida, de Barbacena, e Meninos de Araçuaí é gravado em DVD. Ressalta as raízes mineiras de Bituca

56 Milton espanta críticos e público em Ser Minas tão Gerais. Não era o “astro” daquele palco. Dividia-o alegremente com a garotada do Vale do Jequitinhonha e com a jovem trupe barbacenense

57  Tristesse, faixa do disco Pietá, parceria com Telo Borges, vence o Grammy Latino na categoria canção brasileira

58 Em 2005, outro Grammy Latino: A festa, música de Milton interpretada por Maria Rita, vence a categoria canção brasileira

59Milton recebe a medalha de ouro da  Academia de Artes, Ciências e Letras da França pelo conjunto da obra, em 2006

60  Em 2007, Bituca arrasa no Japão. Faz 10 shows, para a alegria dos fã-clubes de lá

61O disco Novas bossas (2008), em parceria com o Jobim Trio, apresenta releituras de canções de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Lô Borges

62 Outro projeto francês: o disco Milton Nascimento & Belmondo (2009) junta o brasileiro aos irmãos Lionel Belmondo (sax e flauta) e Stéphane Belmondo (trompete), conceituados no meio jazzístico parisiense

63 O anfiteatro da casa de Milton Nascimento, no Rio de Janeiro, chama-se Wayne Shorter. Com direito a harmônico e piano de cauda

64 Bituca nunca abandonou a luta dos povos indígenas. Em 2010, ele participou de ato em favor dos guaranis do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande 

65Milton sempre manteve os laços com Três Pontas. Ele gravou seu último disco, E a gente sonhando, ao lado de jovens músicos da cidade

66  Quarenta anos depois do lançamento de Clube da Esquina, a repórter Ana Clara Brant e o fotógrafo Túlio Santos, do Estado de Minas, põem fim ao mistério sobre os garotos da capa do disco. Em março, em Nova Friburgo (RJ), eles descobrem a identidade da dupla: José Antônio Rimes, o Tonho, e Antônio Carlos Oliveira, Cacau. Milton Nascimento e Lô Borges se emocionam com a revelação 

67  A bela letra de Ronaldo Bastos para Pablo, que fala do garoto com ‘‘pó de nuvem nos cabelos‘‘, é dedicada ao 
único filho de Bituca

68 Isto é Milton, segundo o jornal francês Le Parisien: “Este anjo negro do Brasil é dono de uma das vozes mais surpreendentes que a América nos ofereceu 
em todos os tempos” 

69Assim Bituca se refere a seu disco mais famoso: “Penso que o Clube não pertencia a uma esquina, a uma turma, a uma cidade. Mas a quem, no pedaço mais distante do mundo, ouvisse nossas vozes 
e se juntasse a nós”

70 “Se Deus cantasse, seria com a voz do Milton”. Palavra de Elis Regina

Hominídeo demorou para deixar árvores


Análise de ombro de australopiteco revela que, embora bípede, ele era grande escalador

Zeray Alemseged/Dikika Research Project
Crânio de Selam, espécime do hominídeo Australopithecus afarensis que foi estudado
Crânio de Selam, espécime do hominídeo Australopithecus afarensis que foi estudado
RAFAEL GARCIA
EM WASHINGTON

O processo que levou os ancestrais do homem a deixarem de viver nas árvores e virarem uma espécie totalmente adaptada ao chão foi mais lento do que se achava. Uma nova análise mostra que o Australopithecus afarensis (ancestral do Homo sapiens que viveu há mais de 3 milhões de anos) continuou frequentando troncos e galhos com regularidade, apesar de já ser bípede.
Mais conhecidos pelo nome de Lucy, fóssil de uma fêmea da espécie achado em 1974 na Etiópia, os A. afarensis vinham desafiando cientistas até agora. O formato de seu braço era difícil de estudar, em razão da falta de fósseis bem preservados.
O novo estudo, liderado por David Green, da Universidade Midwestern (EUA), foi a primeira análise detalhada de uma escápula, osso que liga o ombro ao braço, achado em 2000 e pertencente a outra fêmea, batizada de Selam.
Um análise do fóssil e uma comparação com macacos mostra que a cavidade da escápula onde o braço se encaixa estava virada para cima, sinal de que Selam costumava se pendurar em árvores.
O estudo de Green tem o potencial de encerrar um debate antigo, pois muitos ainda defendem que o A. afarensis já passava o tempo todo no andar térreo. Segundo o americano, porém, há outras razões para acreditar que o processo de adaptação ao chão foi longo e complexo.
"Os australopitecos tinham corpo muito pequeno, dentes caninos pequenos e não produziam ferramentas e armas sofisticadas, se é que produziam alguma coisa", disse Green à Folha. "Como não tinham como se proteger dos predadores que rondavam o chão, provavelmente escalavam árvores durante a noite. Além disso, a dentição sugere que ainda comiam frutas e outros produtos arbóreos, então subir em árvores era importante para eles."
O estudo de Green, publicado hoje na revista "Science" deve desfazer uma ideia errada sobre Lucy. O fóssil da fêmea já exibia uma escápula fragmentada, apontada para cima. Humanos modernos têm o osso virado para o lado, mas nossos bebês nascem com uma forma primitiva de escápula, meio virada para cima também.
Criou-se a hipótese de que a escápula de Lucy era assim só porque seu corpo era pequeno como o de um filhote. Estudando a transformação do osso da infância à vida adulta em várias espécies, Green desmontou a ideia.

Reposição hormonal pode prevenir mal de Alzheimer


Efeito protetor se dá quando terapia é feita até cinco anos após menopausa



Vantagem para sistema nervoso ainda precisa ser mais estudada e pesada em relação a riscos para o coraçãoMARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

Um novo estudo sugere que mulheres que começam a fazer reposição hormonal até cinco anos após a menopausa podem estar mais protegidas do mal de Alzheimer.
A terapia hormonal, indicada para tratar os sintomas da menopausa (como as ondas de calor), reduz em 30% o risco desse tipo de demência, segundo pesquisa publicada no periódico "Neurology", da Academia Americana de Neurologia.
O benefício, porém, só foi observado nessa janela de cinco anos após a menopausa. Segundo César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), a terapia hormonal já mostrou efeito protetor semelhante, nesse mesmo período, para osteoporose.
"Essa é uma janela de fragilidade, por causa da deficiência hormonal nesse momento, mas também de oportunidade de agir", afirma.
De acordo com Sonia Brucki, coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, já se sabe que o estrógeno tem efeito protetor no sistema vascular e, em estudos in vitro, o hormônio aumentou o brotamento neural.
RISCO AUMENTADO
Curiosamente, o risco de alzheimer aumentou entre as mulheres que começaram a fazer a reposição de estrogênio e progesterona mais tarde, após os 65 anos.
"Brinco que paciente também tem data de validade. O momento de intervir é o do problema agudo. Qualquer tratamento extemporâneo pode até causar danos", afirma Fernandes. O mecanismo pelo qual isso acontece, porém, ainda não foi esclarecido, segundo Sonia Brucki.
O resultado dessa pesquisa se soma a outros que podem ajudar médicos e pacientes na hora de pesar prós e contras do tratamento. O estudo mais conhecido sobre o tema é o Women Health's Initiative, de 2002, que mostrou que a reposição aumenta riscos de câncer da mama e de doenças cardiovasculares.
A relação entre reposição hormonal e alzheimer também é controversa. A observação de pacientes que tomavam hormônios sugeria uma redução do risco da doença, mas estudos mais controlados sugeriram o contrário.
Por isso, pesquisadores resolveram investigar se esse risco está ligado ao momento em que as mulheres começaram a fazer a reposição.
Para o estudo, foram acompanhadas, por 11 anos, 1.768 mulheres do Estado de Utah (EUA), com mais de 65 anos. As participantes deram informações sobre o uso de terapia hormonal e o ano em que a menopausa começou -do total, 1.105 fizeram a reposição de hormônios e 176 tiveram alzheimer, sendo 87 do grupo que fez a reposição e 89 do que não usou a terapia.
Victor Henderson, médico da Universidade Stanford, disse em comentário que acompanha a pesquisa que mais pesquisas são necessárias para que os profissionais possam fazem novas recomendações quanto à terapia hormonal.
"Ainda não está claro o papel do estrógeno na gênese ou na proteção do alzheimer, e não é possível pensar que a terapia possa ser indicada para esse fim", diz Brucki.


FRASE
"O resultado do estudo é interessante, mas ainda não está claro o papel do estrógeno na gênese ou na proteção da doença de Alzheimer. Por isso a reposição hormonal não pode ser indicada com o objetivo de reduzir o risco de demências"
SONIA BRUCKI
neurologista

Casarão de isopor - São Luiz do Paraitinga


Casarão de isopor
Após reforma de R$ 1,4 mi, casa histórica de São Luiz do Paraitinga nem foi inaugurada e já está com os parapeitos das janelas despedaçados-eles foram feitos de isopor
Apu Gomes/Folhapress
O casarão após a reconstrução
O casarão após a reconstrução
FELIPE LUCHETE
APU GOMES
ENVIADOS ESPECIAIS A SÃO LUIZ DO PARAITINGA (SP)

Destruído pelas enchentes de 2010 e reerguido ao custo de R$ 1,4 milhão, um casarão histórico de São Luiz do Paraitinga (a 182 km de São Paulo) ainda nem foi inaugurado e já está com os parapeitos das janelas despedaçados. A estrutura foi feita de isopor.
A reforma, bancada pelo governo estadual, terminou no mês passado. Há cerca de duas semanas, começaram a aparecer as falhas.
Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, responsável pelo projeto arquitetônico e pelo pagamento, os danos foram resultado de vandalismo. A Polícia Militar não tem registro de ocorrência.
Vizinhos do imóvel já reclamavam da mudança em relação ao projeto original do casarão, que com a reforma acabou perdendo as janelas de madeira.
O lugar será sede de uma biblioteca municipal e fica ao lado da igreja matriz, que foi ao chão no mesmo período e ainda está em obras.
ISOPOR
O uso do isopor, ou EPS, também causou surpresa na vizinhança, embora seja comum na construção civil.
Folha enviou imagens da obra a seis especialistas nas áreas de construção, arquitetura e patrimônio histórico. A maioria pediu para não ter o nome divulgado.
Um professor da USP disse que não via problemas no uso do material. Já um docente da Unicamp afirmou que o emprego de isopor em parapeitos não é usual.
Um arquiteto disse que o EPS é "vagabundo" e não deveria ser usado no térreo, em ponto de acesso público.
Um projetista e consultor em fachadas afirmou que "esse tipo de moldura é muito vulnerável". Um engenheiro especializado em reconstrução de patrimônio disse que optaria por outro material.
O consultor Paulo Sérgio Galeão, ex-servidor do Iphan (instituto federal de patrimônio histórico), disse que "ficou chocado" ao ver o isopor.
RESISTÊNCIA
Para a Secretaria Estadual de Cultura, "é errado concluir que as avarias existentes decorrem da qualidade do material".
A moldura com EPS, diz a pasta, tem alta resistência e é reforçada por uma tela em poliéster e um acabamento em cimento.
Em nota, a secretaria declarou ainda que o projeto foi aprovado por todos os órgãos competentes e que a empresa contratada para a construção já foi acionada para fazer a recuperação dos parapeitos, sem nenhum custo adicional.
Ainda não há data para a inauguração da biblioteca.

BARBARA GANCIA



Justiça?

Quase chego a pensar que as coisas estavam melhores antes de o ministro Joaquim Barbosa entrar em cena

YO ME voy! Sei que a eleição está fervendo e que só faltou o Pedro Bial no debate BBB de quarta-feira. Mas, infelizmente, vou embora. Uma pena.
Como já disse aqui, adoro votar, serei uma velhinha que irá de anda­dor, maca, soro na veia ou seja co­mo for cumprir seu dever cívico.
Só que desta vez vou ter de justifi­car. Por um motivo muito aborre­cido: férias em Nova York. Perderei inclusive a conclusão do julgamen­to do mensalão, o mais momentoso evento de todos os tempos. Nem mesmo a corrida de bigas de "Ben-Hur" pode superá-lo em espetacularidade.
Os bate-bocas entre os juízes en­trarão para os anais. Revivemos Clóvis Bornay e Evandro de Castro Lima, superamos Emilinha Borba e Marlene. Nada se assemelha em intensidade ou, ouso dizer, tensão erótica ao que temos visto.
Bem, ao menos agora a nação ru­bro-negra e a torcida tricolor (refi­ro-me aos dois lados do Fla-Flu) poderão descansar e refletir sobre pormenores desprezados em meio à movimentação toda.
Durante a sempre brilhante in­tervenção da colunista Dora Kra­mer, na BandNews FM, na tarde da última quarta-feira (que é quando eu também estou no ar), uma pulga veio fustigar-me a orelha.
Dora, jornalista de grande distin­ção que, além do mais, se serve de um português impecável, come­morava o resultado do julgamento e os frutos que iremos colher. Co­memorava o fato de os trabalhos da Corte terem sido captados pela TV e ocorrido diante dos olhos da po­pulação. Lamento não reproduzir ipsis litteris, Dora se expressa que é uma "fleece" para os ouvidos. Fora que ela é uma das colunistas políti­cas mais respeitadas do país.
Mesmo assim, esta mula sem ca­beça que vos fala não entendeu di­reito. E, como naquele dia eu tinha colocado o cabresto de traz para frente, fui obrigada a intervir: "Mas, Dora, que benefício traz as­sistir ao julgamento dia após dia, se a linguagem usada no STF é tão téc­nica que um leigo não entende pata­vina do que é dito?".
Ué, fiz mal? No fim das contas, a Dora, eu e você, ninguém entende o que é dito ali. É como linguagem de sinais para surdos-mudos: a gente acha que está entendendo, que está pescando um pouquinho, mas, quando vai ver, não decifrou nadinha.
É assim o "juridiquês" usado no STF. Porém, no fim do dia, o que fica é aquela impressão de que o in­dignado relator colocou ordem no galinheiro e o mais cordato revisor não está com nada. Daí chega lá dentro dos aposentos deles e o rela­tor toma bronca dos colegas.
E nenhum de nós se lembra mais de que, lá no comecinho, a defesa teve apenas uma hora para arguir a favor de cada acusado. Uma hora contra semanas e semanas do juiz Joaquim destrinchando ponto por ponto do seu frango de um proces­so do qual não cabe recurso.
Nós não nos damos conta porque cansamos de corrupção, de mal­versação do dinheiro público. Peraí. Também cansamos de cri­me do colarinho branco, não é? Já nem me lembro mais. Confundo porque, pelo que eu ti­nha entendido, o STF ia julgar as duas coisas separadamente, mas, aos 45' do segundo tempo, embolou tudo, não foi isso?
A Dora terminou dizendo o que o Flu (ou será o Fla?) acha: que de ho­je em diante os superadvogados não vão mais poder evitar que seus clientes acabem presos.
Mas vem cá: se para isso foi preci­so promover um espetáculo de cu­nho político com esse grau de desequilíbrio, quase chego a pensar que as coisas estavam melhores antes de o Joaquim subir ao palco.
barbara@uol.com.br

Pesando a mão


ELIANE CANTANHÊDE

BRASÍLIA - Antes do julgamento do mensalão, as pessoas comuns, nas ruas, nos bares, na família, comentavam que não iria começar tão cedo. Começou, apesar da eleição.
Quando o procurador Roberto Gurgel leu a sua longa e contundente peça, as mesmas pessoas davam de ombro, certas de que eram palavras ao vento e os ministros nem iriam ouvir.
Começaram os votos, muito mais duros do que o previsto, e cidadãos e cidadãs ainda ironizavam: "Isso aí é só para inglês ver, não dá em nada". Está dando em muita coisa.
Os ministros foram condenando um a um, por peculato, por corrupção passiva, por lavagem de dinheiro, mas muita gente ainda não se dava por convencida: "Só vão pegar os mequetrefes". Novo erro.
Além dos mequetrefes, os ministros condenaram os grandes operadores, Marcos Valério e Delúbio Soares, e os incrédulos passaram a duvidar da etapa seguinte: "Quero ver condenarem o Dirceu". Condenaram por corrupção ativa.
Aí, foi a vez de garantirem, com ar de esperteza, de quem sabe tudo: "Ha, ha. Agora, vão dar um jeito de absolver Dirceu por formação de quadrilha". E tome nova condenação, incluindo uma atualização do conceito de quadrilha.
Depois de toda essa sequência de condenações e de sinais claríssimos de que a alta corte estava sendo, seria e será implacável, a grande dúvida passou a ser: "Condenar, condenaram. Mas duvido que alguém vá parar na cadeia". Pois bem, senhores e senhoras, já não há a menor dúvida: vai ter cadeia, sim.
Aliás, o relator Joaquim Barbosa alega que "não confia na integralidade do sistema" e, para evitar que os condenados passem só alguns meses presos, joga as penas lá para cima.
Os ministros discutem 2, 14 ou 40 anos num "quem dá mais", como se não estivessem decidindo a vida de pessoas. Condenar a 40 anos quem não feriu nem ameaça a integridade física de ninguém parece demais.
Estão pesando a mão.

Razões para votar no meu candidato




TENDÊNCIAS/DEBATES


O ASSUNTO DE HOJE: RAZÕES PARA VOTAR NO MEU CANDIDATO


MÁRCIO THOMAZ BASTOS

São Paulo: tão rica, tão estagnada


O PT tem um projeto de 4 anos, sem abandono. No ministério, Haddad mostrou competência. Equilibrado, veta, por exemplo, usar a violência contra o crack

Fernando Haddad eleito prefeito, São Paulo pode se transformar de novo numa referência, em matéria de políticas públicas que tornem a vida em comum mais rica, justa e proveitosa.
Nossa cidade tem todas as condições para sair da mesmice: um dos maiores orçamentos e energia criativa de sobra. O lugar-comum no qual se estagnou é incompatível com a vocação cosmopolita da metrópole.
O projeto de uma cidade mais solidária e menos desigual beneficia a todos, sem dividi-la entre ricos e pobres. Primeiro, porque o PT construiu o programa de governo com metas claras, ouvindo a sociedade. Segundo, porque esse plano tem um horizonte realista de quatro anos. Ele não será interrompido nem abandonado.
Uma prefeitura para todos os paulistanos prioriza as necessidades das pessoas em maior dificuldade. É possível fazer o que São Paulo precisa, com as parcerias dos governos federal, estadual e da iniciativa privada.
O Arco do Futuro articula iniciativas que ajudam a integrar as regiões da cidade. A criação de polos de prosperidade ao longo do cinturão viário aproxima o centro da periferia e desobstrui a circulação. A escola em tempo integral é a melhor maneira de educar as crianças para uma convivência pacífica e harmoniosa. Além das disciplinas tradicionais, proporciona acesso ao esporte e à arte.
Haddad também propõe investir na prevenção da violência e no policiamento comunitário. Para enfrentar o crack, não conta com meios truculentos. Seu plano envolve outras áreas, como saúde e assistência social, em conjunto com a União e o Estado.
Prefiro essa candidatura não só pela consistência do projeto. Em Haddad se realiza um ideal de político equilibrado, que alia visão lúcida das prioridades e talento administrativo para realizá-las. Tem posições firmes, mas é capaz de dialogar. Transita com desenvoltura da universidade ao sindicato. Pode construir pontes com a oposição. Não é homem de facções.
Com menos de 50 anos, conjuga a disposição dos jovens com a sabedoria dos mais velhos. É um candidato preparadíssimo para o desafio de governar a capital.
Sua sólida bagagem cultural é direcionada para a solução de problemas práticos. Economista, cientista político, professor e empresário, tem uma experiência de vida diversificada. Mas não fez outra coisa exceto dedicar suas energias a projetos de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Tem vocação para servir ao público.
Sabe descobrir soluções viáveis e criativas para os problemas, dentro das regras do jogo democrático. É sinceramente comprometido com valores progressistas e uma ética laica de respeito ao bem comum. Sua conduta é irrepreensível.
Haddad conhece as necessidades dos paulistanos: saúde, trânsito, segurança, educação e transporte. Participou do planejamento dos CEUs, que projetaram internacionalmente a gestão de Marta Suplicy.
Dou meu testemunho pessoal sobre sua capacidade de trabalho. Fui seu colega de ministério, no governo do presidente Lula. Como ministro de Estado, Fernando expandiu o acesso à educação superior, por meio de um programa pioneiro como o ProUni, além de expandir e fortalecer a avaliação do ensino médio. Sua experiência administrativa, como gestor, está comprovada.
Estou convencido de que sua eleição abre um novo caminho para a cidade e pode melhorar a vida de seus habitantes. Dos dois candidatos sérios selecionados pelos eleitores, espera-se que promovam um ambiente urbano mais saudável. Para mim, lembrando Drummond, Fernando é quem melhor pode ajudar as flores a romperem o asfalto.
MÁRCIO THOMAZ BASTOS, 77, é advogado. Foi ministro da Justiça (de 2003 a 2007, governo Lula) e fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. debates@uol.com.br


JOSÉ GOLDEMBERG

A experiência em vez da ideologia

Com coragem, Serra trouxe os genéricos e a inspeção veicular. O PT, por outro lado, trouxe as cotas. Além disso, o Enem criou dúvidas sobre o gestor Haddad

A cidade de São Paulo é muito grande. Atender as exigências de uma população de mais de 10 milhões de habitantes é uma tarefa complexa. É preciso pensar na coleta de lixo, na construção de gigantescos túneis, nas previdências a adotar para melhorar a qualidade do ar, entre tantas outras coisas.
Como escolher um prefeito que comande essas tarefas?
Talvez a história possa nos dar algumas respostas. Ao longo dos anos, São Paulo teve prefeitos de todos os tipos. Desde o talentoso engenheiro Prestes Maia até políticos sem maiores qualificações, como administradores que usaram a prefeitura como trampolim para a conquista de posições mais elevadas no cenário nacional.
É claro que é natural que um bom prefeito como Mario Covas tivesse a aspiração de se tornar governador, como de fato ocorreu. Entretanto, enquanto o político for prefeito, é importante que ele tenha como objetivo principal o sucesso na resolução dos problemas da cidade.
O critério básico para a escolha de prefeitos é, portanto, a demonstração de competência em seu trabalho. Ou seja, visões abrangentes e ideológicas são importantes, mas numa prefeitura o que é primordial é a capacidade fazer acontecer.
A história está cheia de exemplos de líderes com grandes visões que fracassaram em torná-las realidade. Outros tantos eram líderes medíocres e tiveram sucesso em fazer tais visões avançarem.
Essa situação não é apenas paulistana. Ela parece estar ocorrendo também nas eleições para presidente dos Estados Unidos, que acontecerão em novembro.
Por um lado, o atual presidente Barack Obama, democrata, consegue transmitir muito bem a sua visão sobre um futuro melhor para o seu país e para o mundo, mas é criticado por não conseguir converter em realidade tais intenções.
Por outro lado, seu opositor republicano Mitt Romney se apresenta como um homem prático, que foi um excelente governador do seu Estado, Massachusetts.
Estamos diante de uma situação parecida na escolha do próximo prefeito de São Paulo.
Por um lado, temos um candidato do PT, Fernando Haddad, ex-ministro da Educação. Ele tem visões populistas discutíveis, características do partido politico a que pertence, como cotas raciais para as universidades federais (e presumivelmente outras áreas). Seu partido sofre ainda com outros problemas, como o fato de vários dos seus líderes estarem em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
Além disso, a gestão de Haddad no Ministério de Educação deixou sérias dúvidas sobre a sua capacidade administrativa. Isso foi exemplificado pelas dificuldades em realizar até vestibulares para as universidades federais através do Enem -a USP realiza provas de seleção assim há mais de 40 anos, sem qualquer problema.
O outro candidato, José Serra, é ex-prefeito, ex-ministro e ex-governador de São Paulo -tem ampla experiência administrativa, com sucesso demonstrado em várias áreas. Um grande exemplo foi a introdução de genéricos dos produtos farmacêuticos, que trouxeram grandes benefícios para a população mais carente.
Na área ambiental, teve a coragem de apoiar a introdução da Politica Estadual de Mudanças Climáticas e a inspeção veicular para melhorar a qualidade do ar em São Paulo -que Haddad propôs eliminar.
Na área de parques e espaços públicos, sua administração teve o excelente secretario do Verde Eduardo Jorge, prestigiado pelo prefeito Gilberto Kassab.
Não me parece, portanto, difícil escolher em quem votar na eleição do próximo domingo: Serra que tem melhores condições que Haddad para realizar o que se espera de um prefeito da cidade de São Paulo.
JOSÉ GOLDEMBERG, 84, é físico e professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Foi reitor da USP (1986-89), ministro da Educação (governo Collor) e secretário de Meio Ambiente do Estado de SP (gestão Alckmin)

RUY CASTRO



O autor ou autores
RIO DE JANEIRO - 

Nos últimos meses, sempre que se mencionou "Avenida Brasil" na imprensa, sua autoria, popularidade e glória foram atribuídas ao roteirista João Emanuel Carneiro. Ele era o autor da novela. A qual teve importantes diretores, cujos nomes, embora saíssem diariamente nos créditos, só eram conhecidos dos profissionais do ra-mo. É como se dá a "teoria do autor" na TV brasileira.
Ao contrário do cinema, cujos críticos e historiadores atribuem a autoria dos filmes aos diretores, na TV isso é privilégio dos roteiristas. Assim, "Roque Santeiro" (1985) era uma novela de Dias Gomes; "Vale Tudo" (1988), de Gilberto Braga; "Mulheres de Areia" (1993), de Ivani Ribeiro; "O Clone" (2001), de Gloria Perez; e "Mulheres Apaixonadas" (2003), de Manoel Carlos. Quem se lembra do nome dos diretores?
Já no cinema, exceto os cinéfilos, quem sabe o nome dos roteiristas de John Ford, Hitchcock, Buñuel, Fellini ou Carlos Manga? O próprio João Emanuel Carneiro (com Marcos Bernstein) foi o roteirista do premiadíssimo "Central do Brasil" (1998). Mas, para a história, este será sempre um filme do diretor Walter Salles.
O que torna o roteirista de novela tão mais importante que o roteirista de cinema? Talvez o fato de, na TV, os capítulos serem escritos pouco antes de ir ao ar e, às vezes, o enredo ou o destino de um personagem ter de mudar segundo solicitações externas. Sem contar que, no tempo da ditadura, o roteirista precisava estar sempre à mão, para adequar a novela às exigências dos homens. Já o filme de cinema só começa a ser rodado depois do roteiro pronto e, a partir daí, apenas o produtor e o diretor apitam.
Falta algo nessa teoria do autor. Não há grande roteiro de novela que sobreviva a um diretor equivocado nem grande filme de cinema que não tenha começado por um grande roteiro.

Indecisos - Jean

HÉLIO SCHWARTSMAN


Razões de voto
SÃO PAULO - 

É interessante a iniciativa da Folha de convidar personalidades para explicar em artigos por que votarão em Fernando Haddad ou José Serra. O que me chamou a atenção na série é que, partindo de um mesmo conjunto de fatos (a conjuntura brasileira) e com objetivos não muito diferentes (promover o bem comum), pessoas inteligentes conseguem "deduzir" conclusões diametralmente opostas.
Como é possível? Isso nos leva ao âmago da teoria da decisão racional e, mais especificamente, a um polêmico e muito citado artigo de 2011 dos pesquisadores franceses Hugo Mercier e Dan Sperber, em que eles viram pelo avesso velhos pressupostos da filosofia e da psicologia.
Eles sustentam que a razão humana não surgiu para aumentar o nosso conhecimento e nos aproximar da verdade, como querem os modelos clássicos, porém mais simplesmente para nos fazer triunfar em debates.
A teoria dos autores, apoiada num volume impressionante de estudos e evidências, não apenas faz sentido evolutivo como ainda resolve uma série de vieses cognitivos que a psicologia tinha dificuldade de explicar. O mais interessante deles é o chamado viés de confirmação, pelo qual fechamos os olhos para as evidências que não corroboram nossas crenças e expectativas e sobrevalorizamos aquelas que apoiam nossas teses.
Se quisermos, essa é uma descrição razoavelmente precisa do que fazem jornalistas, cabos eleitorais de candidatos, ministros do Supremo, cientistas, advogados etc.
Se Mercier e Sperber têm razão, o saber não surge como resultado de esforços individuais, mas, sim, como um empreendimento coletivo.
Diferentes agentes e facções se digladiam para convencer seus pares de que têm as melhores ideias e, nesse processo, o conhecimento acaba, às vezes, emergindo.
Nesse modelo, nem tudo está perdido, mas dependemos bem mais do acaso do que seria recomendável.
helio@uol.com.br

Painel



VERA MAGALHÃES -
painel@uol.com.br
Passagem do bastão

Discretamente, membros do governo Gilberto Kassab iniciam tratativas para a transição, cuja largada será dada já na segunda-feira. O prefeito deve indicar o secretário Nelson Hervey Costa (Governo) para representá-lo na comissão transitória. Decreto prevê acesso do eleito a todos os dados da administração direta e indireta e às contas públicas. A prefeitura fornecerá relatórios sobre programas realizados e em execução e temas que demandarão decisão nos cem primeiros dias.

Paz e amor Kassab tem dito a aliados que vai conduzir o processo de forma harmônica, qualquer que seja o resultado da eleição. E que seu sucessor encontrará a máquina em pleno funcionamento e sem "caixas-pretas".
Tabu Embora negue peremptoriamente que o assunto esteja em pauta, o coordenador da campanha de Fernando Haddad, Antonio Donato, é o nome mais provável para assumir o comando da transição caso o petista vença a disputa no domingo.
Onde... Os temas que mais preocupam o PT são os valores dos contratos recém-firmados por Kassab, sobretudo os do mobiliário urbano, além da disponibilidade de recursos para investimentos no início de 2013.
... pega Aliados de Haddad também dizem que, caso ele seja eleito, será necessário traçar plano preventivo para evitar descontinuidade de serviços de zeladoria no período das chuvas.
Busão O QG de José Serra fará aposta derradeira no Bilhete Amigão para tentar reverter o prognóstico das pesquisas. Hoje, cabos eleitorais tucanos percorrerão terminais de ônibus distribuindo um milhão de panfletos explicando a medida, que será repisada pelo candidato durante o debate da TV Globo.
Fogo amigo 1 Causaram mal-estar no governo paulista as declarações de Guilherme Afif (PSD) sobre a crise na segurança pública dadas em Ribeirão Preto, anteontem.
Fogo amigo 2 O vice-governador, que esteve na cidade para apoiar Dárcy Vera (PSD), rival do tucano Duarte Nogueira, afirmou que os policiais estão expostos e que o Estado tomará medidas de proteção "após a eleição".
RSVP Dilma Rousseff deve desembarcar hoje à noite em São Paulo para comemorar o aniversário de Lula. Segundo interlocutores, a presidente antecipou a visita porque amanhã, quando seu antecessor faz 67 anos, acompanhará o casamento de Eduardo Mendonça, filho da primeira-dama da Bahia.
Castigo Dilma não esconde a irritação com Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) pela antecipação do debate sobre a candidatura ao governo de São Paulo em 2014. Deve chamar os dois para uma conversinha.
Mordaça Com a condenação à prisão selada, voltou a circular em Brasília boato de que Marcos Valério daria entrevista bombástica antes do segundo turno. A orientação do advogado Marcelo Leonardo é que ele não fale até a proclamação do resultado do julgamento do mensalão.
Teatral Duas ONGs promovem amanhã, na Praça Roosevelt, em São Paulo, o "festival contra a corrupção". A encenação, inspirada no julgamento do mensalão, contará com cenografia de prisão, atores e DJs.
Visita à Folha Iro Schünke, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Sérgio Rauber, assessor de Relações Institucionais, e Mônica Vac Lourenci e Eliana Isabel Stülp, assessoras de imprensa.

TIROTEIO
"Serra inventou o Bilhete Enganação: próprio de quem está desesperado e cria qualquer pirotecnia para tentar ganhar a eleição."

CONTRAPONTO
Hora do recreio
Durante mais uma sessão acalorada anteontem no Supremo Tribunal Federal, que discutia a pena a ser aplicada para o empresário Marcos Valério, o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, colocou o tema em votação. Após as divergências e dos embates protagonizados por revisor e relator quanto à pena por corrupção ativa, sete ministros acompanharam Ricardo Lewandowski.
Diante da tensão, Britto, concedeu a palavra ao ministro Marco Aurélio Mello, que desabafou:
-Ouso a esta altura dizer que talvez precisemos de um recesso, presidente!

Marina Silva


Fato e opinião

Há um pensamento arrogante, derivado de um positivismo rudimentar, que prega a superioridade dos fatos objetivos sobre as opiniões, consideradas meras suposições subjetivas. Aí esconde-se uma esperteza: os fatos são cuidadosamente selecionados para comprovar uma opinião já formada com base em interesses, estes, sim, muito objetivos.
Os que contrariam tais interesses e contestam a escolha dos fatos são levianamente desqualificados como ideológicos e radicais. No debate sobre o ex-Código Florestal, cabe perguntar aos idólatras dos "fatos":
1) É fato que o agronegócio (cuja importância na macroeconomia e no comércio internacional ninguém nega) não é que coloca "comida na mesa" do povo brasileiro, que 60% da cesta básica é garantida pela agricultura familiar, também responsável por 7 em cada 10 empregos no campo?
2) É fato que existem mais de 140 milhões de hectares de áreas degradadas, improdutivas ou com baixíssima produtividade e que é possível dobrar a produção agrícola e o rebanho bovino sem desmatar novas áreas, bastando agregar tecnologia simples e disponível?
3) As propriedades com menos de quatro módulos fiscais (na Amazônia são 400 hectares) nem sempre coincidem com a agricultura familiar, que muitas são agregadas à pecuária ou às empresas agrícolas?
Se assim for, as reformas no código perdem a justificativa de defender os pequenos agricultores e, de fato, atendem ao interesse de grandes empresas. Mesmo porque, entre as mudanças feitas, há fatos que vêm sendo omitidos.
O art. 67 dispensa imóveis menores que quatro módulos fiscais de recuperar reserva legal desmatada até julho de 2008. Isso é anistia. O Ipea calcula que 3,9 milhões de hectares deixarão de ser recuperados.
O art. 63 abre várias exceções que anistiam desmatamento ilegal em topos de morro e encostas, e o art. 61-A oferece as mesmas bondades, dependendo do tamanho do imóvel, a quem desmatou ilegalmente margens de rios, nascentes, olhos d'água, lagos e veredas.
Quem não foi anistiado, ainda pode usar 50% de plantas exóticas (comerciais) para recuperar áreas degradadas (artigos 61-A 13 e 66, parágrafo 3º).
Nos mangues e apicuns, as áreas degradadas não serão recuperadas e novas áreas podem ser ocupadas com criação de camarões e loteamentos urbanos (art. 11-A). A mata ciliar deixa de ser contada a partir do ponto de cheia do rio e muda a definição de "topo de morro", reduzindo, em alguns casos, até 90% da área protegida.
A liberdade de pensamento é uma das maiores conquistas de nossa preciosa democracia. O código deixa de ser florestal, torna-se um sistema de concessões para a ocupação predatória de quem quer aumentar terras em vez de agregar tecnologia. Vai na contramão do século 21 e é um retrocesso.
MARINA SILVA escreve às sextas-feiras nesta coluna.

"Gonzaga - De Pai para Filho"



CRÍTICA DRAMA
'Gonzaga' exagera no melodrama e nos clichês
Longa de Breno Silveira sobre a relação do rei do baião com filho acerta no roteiro, mas escorrega no "timing"
Estevam Avellar/Globo
Cena do filme "Gonzaga - de Pai para Filho", de Breno Silveira
Cena do filme "Gonzaga - de Pai para Filho", de Breno Silveira


INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

São dois os eixos de "Gonzaga - De Pai para Filho".O primeiro diz respeito às relações pai e filho. O segundo, à busca e obtenção do sucesso. Nesse sentido, pouco muda de "2 Filhos de Francisco" (2005) para cá.

Mas Breno Silveira avança em seu projeto cinematográfico, ou pelo menos o roteiro se mostra mais inteiro. Trata-se aqui de chamar para o centro da trama as delicadas relações entre Gonzaga e seu filho, Gonzaguinha, ambos compositores célebres.
Desta vez não temos o pai ao mesmo tempo autoritário e protetor de "2 Filhos". Luiz Gonzaga está mais para autoritário e ausente. Em parte por razões profissionais, mas não só. Mas Gonzaguinha ressente-se disso ao longo da vida.
No mais, a mãe morre com tuberculose. A madrasta é madrasta. O pai o coloca num colégio interno e exige-lhe um anel de doutor etc. Gonzaga pai também se ressente: nunca terá certeza de ser de fato o pai dele.
Silveira estica a corda do melodrama até onde é possível: não só força a barra para que o espectador se comova (o uso abundante de música, a fotografia publicitária, tudo tem essa direção), também é preciso que os personagens vivam chorosos.
O que há de melhor vem da estruturação do roteiro, ora em "flash back" (o pai conta sua vida, suas perdas, ao filho que o desconhece), ora na atualidade (o filme situa-se num momento em que Gonzaguinha vai a Exu, Pernambuco, onde vive o pai, então no ostracismo).
É quando o filho busca compreender o pai e empreender uma aproximação que não pode se dar sem a evocação de dores, de parte a parte.
Os maiores problemas vêm do apego excessivo de Silveira ao clichê. Há momentos em que parece disposto a servir-se de todos os existentes, o que tende a aborrecer o espectador, tanto mais que Silveira parece não gostar de fazer uso das elipses.
A deficiência de "timing" torna o filme, por momentos, enormemente enfadonho.
No geral, pode-se pensar num filme que só retém do homem o seu valor de troca: valemos o que ganhamos. O filme parece acreditar na necessidade do sucesso para "ser alguém" mais até do que Gonzaga.
Mais do que exercício de um realismo antiquado, estamos diante de um cinema que se faz postulando o primado do emocional sobre o conhecimento (como a dizer, a exemplo da TV: "Nós sabemos o que acontece; a você cabe sentir").
Agora, claro, todas essas questões desaparecem quando começa a música de Gonzaga: aí o filme entra em estado de graça.
GONZAGA - DE PAI PARA FILHO
DIRETOR Breno Silveira
PRODUÇÃO Brasil, 2012
ONDE Espaço Itaú Frei Caneca, Kinoplex Vila Olímpia, Marabá Playarte e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Para viúva de Gonzaguinha, nada ficou de fora

LUCAS NOBILE

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dentre as diversas celebrações do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga -comemorado no dia 13 de dezembro-, o filme "Gonzaga - De Pai para Filho" é a que deve ter maior repercussão no país.
Mesmo assim (e talvez por seu alcance nacional), está longe de ser unanimidade em termos de fidelidade histórica. Familiares do Velho Lua minimizam as omissões do roteiro, que trata da conturbada relação entre pai e filho.
"É comum atrito entre pai e filho. Seu Luiz simpatizava com os militares, tinha quadros de Médici e Geisel, e o Gonzaguinha era comunista. O filme não deixou nada de fora", diz Louise Margarete Martins, a Lelete, viúva de Gonzaguinha e que conviveu com ele de 1979 até 1991.
Ela também rejeita a versão de que Gonzagão seria estéril. "Não ficou provado. Não teve teste de paternidade. Conviveram pouco, mas deu tempo para um reencontro bonito. E filme tem de criar elã, uma fantasia, um folclore."

Musical de João Falcão representa os traços míticos do rei do baião

Espetáculo em cartaz no Rio interpreta figura lendária de Gonzaga

MARCO AURÉLIO CANÔNICO

DO RIO

Quando a lenda se torna fato, encena-se a lenda. Esse foi o método que o diretor João Falcão adotou para falar de Luiz Gonzaga em seu novo musical, em cartaz no Rio.
Diferentemente do filme de Breno Silveira, "Gonzagão - A Lenda" não se preocupa com a precisão factual.
"Foi uma opção de estilo, não gosto de espetáculo que fica tentando fazer a pessoa conhecer a história, não é uma aula, eu queria fugir do documental", diz Falcão.
"Gonzaga é um mito no Nordeste, como Lampião. Eu achei interessante falar do Luiz com esse tom de fábula."
A peça conta a história de uma trupe teatral que encena momentos da vida de Luiz Gonzaga, boa parte deles tirados dos causos que o próprio contava em seus shows.
São nove atores em cena (além de quatro músicos) e, assim como no filme que estreia hoje, há entre os protagonistas um forrozeiro profissional que nunca havia atuado: Marcelo Mimoso, 31.
"Eu nunca tinha nem ido ao teatro", diz o cantor, também taxista, que foi descoberto pelo diretor tocando na noite da Lapa carioca.
"Quando fiz o teste, eu disse para o João: 'Só não sou ator'. Ele me respondeu: 'Nego velho, não se preocupe, vai dar tudo certo'", diz o carioca, filho de paraibanos.
"Mimoso é o mais próximo da imagem que a gente tem do Gonzaga, do timbre, da construção. Ele tem forró dentro da alma", diz o diretor.
E se o forró está na alma da peça, como seria de se esperar, as canções de Gonzaga que são usadas para narrar a trama nem sempre aparecem nas versões mais conhecidas.
"Como não é um musical biográfico, eu tive liberdade de não precisar me ater a triângulo, zabumba e sanfona", diz o diretor musical Alexandre Elias, que começou na carreira em uma peça de Falcão sobre a outra lenda do ritmo, Jackson do Pandeiro.
Assim, "Assum Preto" vira uma peça para violoncelo e voz, como um "prelúdio de Bach", "Pouca Diferença" vem como jazz e "Roendo Unha" como drum 'n' bass.

GONZAGÃO - A LENDA
QUANDO de qui. a dom., às 19h; até 16/12
ONDE Sesc Ginástico (r. Graça Aranha, 187; tel.: 0/xx/21/2279-4027)
QUANTO de R$ 24 a R$ 32
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


JOSÉ SIMÃO


Debate SBT! Chaves 2012!

E só se discute bilhete de ônibus! Mais uma semana de campanha e o bilhete vira grátis! Rarará!

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta: "ACM Neto faz minicomício em Salvador". E foi de velotrol e subiu em seis engradados de cerveja! Rarará!
E a pena pro Marcos Velório? Dois séculos e meio. Pegou 40 anos. E sabe o que o Marcos Velório falou pro Joaquim Barbosa? "Posso cumprir o resto da pena na próxima encarnação?" Rarará!
Ele começa a cumprir a pena no Brasil e termina de cumprir a pena em Umbral, aquela cidade do filme espírita "Nosso Lar". Rarará!
E o debate SBT/UOL? Serra X Haddad. Tio Funério X Boneco de Olinda. Um debatendo no outro. Debate boca! O mediador devia ser o Roque, o assistente de palco do SBT!
O debate devia ser no estilo "Passa ou Repassa", quem errar leva tortada na cara! E a turma do "Carrossel" não fez nenhuma pergunta? Criança tem medo de vampiro! Rarará! Moral do debate: Serra e Haddad não usam produtos Jequiti!
E só se discute bilhete de ônibus! Um amigo sugeriu o Bilhete Itaú, 30 horas. E um outro sugeriu o Bihete Jack Bauer, "24 Horas"! E o bilhete filme "127 Horas". Você passa cinco dias no ônibus!
E o melhor da noite, o Serra falando Bilhete Amigão! Pronto, o Bilhete Amigão virou sucesso no Twitter. Comentários hilários: "Bilhete Amigão, você entra no ônibus, ganha seis cervejas e na saída o cobrador te abraça e diz que te considera pra caraca". "Bilhete Amigão te acompanha na balada!" "Bilhete Amigão, você passa por baixo da catraca." "Bilhete Amigão enviou uma solicitação de amizade para seu perfil no Facebook!".
E lançaram o Bilhete Inimigão: válido somente para o metrô às 18h! Rarará! Mais uma semana de campanha e o bilhete de ônibus vira grátis! E o Haddad vai criar o bilhete mensalão! O Haddad parece um avatar. Rarará!
E o Serra já podia fazer "stand-up comedy"! Enfim, o de sempre: de tanto debater, nada foi debatido! Prefiro debater uma vitamina com Lexotan! É mole? É mole, mas sobe!
E o debate em Salvador? ACM Neto X Pelegrino! ACMeio Metro X Petegrino! O ACM Neto é muito mauricinho. Muito coxinha. Minicoxinha.
E o Petegrino é petista de época: língua plesa e bicho grilo! PT vintage! Minicoxinha X Bicho Grilo! Rarará! Hoje, só amanhã! Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
simao@uol.com.br
@jose_simao

Fernanda Torres


Gregos e Troianos

A ideia de que a periferia deve consumir periferia e a elite, elite, subestima obra e plateia

A classe artística é dividida. O cinema, apesar das divergências, sempre soube se posicionar em bloco. O caráter industrial das artes e ciências cinematográficas obriga o mais experimental dos cineastas a lidar com a tecnologia e o mercado. Além disso, o poderio dos blockbusters iguala o mais comercial dos filmes brasileiros ao mais autoral deles. Os ianques nivelam todo mundo por baixo.
Já no teatro, as versões brasileiras dos musicais da Broadway enfrentam as mesmas vicissitudes do empreendedor médio: alto custo da mídia, da produção, baixo valor do ingresso e dependência da isenção fiscal. Mas a falta de um inimigo comum acentua a cizânia.
Ouvi de um colega que os teatros de shopping deveriam ser boicotados por serem os responsáveis pelo vício do público em comédias ligeiras. Ficaríamos melhor sem eles? Pensei. Resolveríamos o descompasso com o espectador? Ou reduziríamos ainda mais o interesse vacilante da sociedade pelo que ocorre em cena?
Na minha adolescência, o teatro tradicional, feito por produtores como meu pai, era taxado de teatrão. Os grupos de pesquisa demonstravam insatisfação por ter que dividir os parcos recursos com a vertente considerada antiquada. O teatrão acusava as cooperativas de falta de consistência.
O Norte e Nordeste se queixam do monopólio do sul, a periferia reclama da capitalização dos grandes centros, os negros cobram uma reparação e os anônimos veem nos ditos famosos, muitas vezes cunhados de globais, a razão de ser de seu anonimato.
Como criar uma política pública justa diante de tamanha Babel?
Perguntei a Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, qual a sua opinião sobre o futuro da Lei Rouanet. Miranda acredita que ela será modificada, e precisa ser, segundo ele, para separar de maneira mais clara o que é marketing do que é investimento em cultura em troca de isenção fiscal das empresas.
A observação procede. Uma atenção maior do ministério para a linha tênue que separa a publicidade do patrocínio fortaleceria os fundamentos da Lei Rouanet e beneficiaria a todos democraticamente.
O Sesc São Paulo sempre teve uma visão ampla de educação, cultura e lazer. Focado na qualidade do que apoia e na população que pretende atingir, o Sesc oferece desde aulas de macramê, até um centro de pesquisa teatral como o CPT, de Antunes Filho.
Quando prefeita, Marta Suplicy se baseou no modelo do Sesc para construir uma rede de centros educacionais unificados, os CEUs, nos bairros carentes da capital.
Projetados para servirem apenas à comunidade, o circuito da periferia paulistana acabou entrando para o calendário das companhias nacionais de teatro.
Os prefeitos que sucederam Marta tiveram a honradez de dar continuidade ao projeto, ampliando sua política de ocupação. Hoje, os CEUs fomentam não apenas a cultura do seu entorno, como também o teatro que se produz no restante do país.
Minha mãe percorreu os CEUs com o espetáculo "Viver Sem Tempos Mortos", baseado na vida de Simone de Beauvoir. Poucas vezes a vi tão impressionada.
Foram oferecidas oficinas sobre o pós-Guerra e o existencialismo nos dias que precederam as apresentações lotadas, repletas de pessoas que nunca haviam pisado em um teatro. Sem demagogia, as educadoras elaboraram um trabalho exemplar de formação de plateia, tão fundamental quanto a do artista, mas raras vezes compreendido.
Quando "Viver Sem Tempos Mortos" submeteu seu projeto ao Ministério da Cultura, parte do órgão se mostrou avesso à sua aprovação. O assunto seria elitista demais para uma política de inclusão e um monólogo com uma atriz consagrada prescindiria do apoio da lei. O então ministro, Juca Ferreira, deu o parecer favorável.
A ideia de que a periferia deve consumir periferia e a elite, elite, subestima obra e plateia. O "Viver..." é a prova de que a ligação de Simone e Sartre não deixa de ser folhetim, assim como o Criolo prova que o hip-hop pode soar a Sinatra.
Marta é uma boa notícia para a cultura, um nome forte dentro e fora do partido.
Espero que a ministra leve sua experiência dos CEUs adiante e que conduza o ministério de forma a diminuir o arrivismo entre gregos e troianos.