sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tv Paga

Estado de Minas: 13/12/2013 



 (Working Title Films/Divulgação)

Fique em casa!


Sexta-feira 13? É melhor não se arriscar a sair de casa. Então, prepare-se para ver um bom filminho na TV. A dica é o musical Os miseráveis, adaptação do clássico escrito em 1862 pelo francês Victor Hugo e que ganhou mais uma versão nas telas pelas mãos do diretor Tom Hooper. Hugh Jackman dá vida a Jean Valjean, enquanto Russell Crowe faz o papel de seu antagonista, o policial Javert, e o elenco conta ainda com Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter, mas quem rouba a cena, e que por isso acabou ganhando um merecido Oscar como coadjuvante, é Anne Hathaway (foto) interpretando a sofrida Fantine.

Muitas alternativas na  programação de filmes


E o pacotão de filmes está caprichado hoje. Na Cultura, mais uma chance de assistir a Fita branca, do alemão Michael Haneke, na Mostra internacional de cinema, às 22h. No FX, overdose de adrenalina com Encontro explosivo, às 20h30, e Chamas da vingança, às 22h30. Na concorrida faixa das 22h, o assinante tem mais quatro opções: Contrabando, no Telecine Action; O hobbit – Uma jornada inesperada, no Telecine Pipoca; O ritual, no Max Prime; e Delhi-6, no Max. Outras atrações da programação: Escorregando para a glória, às 21h, no Comedy Central; Lula – O filho do Brasil, às 21h30, no Viva; O bandido da luz vermelha, também às 21h30, no Arte 1; Sexta-feira 13, às 22h05, no TCM; Orgulho e preconceito, às 22h25, no Universal Channel; O poder e a lei, às 22h30, no Megapix; O último mestre do ar, às 22h30, na Fox; e Os quatro batutas, às 23h45, no Telecine Cult.

Cinema inspira debate  sobre temas históricos


Ainda com relação ao cinema, o programa Contraplano promove hoje um debate sobre como o cinema interpreta um tema específico, no caso o “cotidiano clandestino’’. O diretor Ugo Giorgetti e o filosofo Tales Ab’ Saber discutem o assunto a partir de trechos selecionados dos filmes Nunca fomos tão felizes (1984), de Murilo Salles; A história oficial (1985), de Luiz Puenzo; Cabra cega (2004), de Toni Venturi; e Batismo de sangue (2006), de Helvécio Ratton. Às 22h, no SescTV.

Documentário ajuda a investigar caso Amarildo


No Canal Brasil, às 21h, será exibido hoje o curta-metragem Eu, um Amarildo, dirigido por Rômulo Cyríaco. Amarildo Dias de Souza foi abordado por policiais militares na saída de um boteco da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em 14 de julho deste ano, e levado para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Nesse dia, era montada uma operação contra traficantes da comunidade. Ninguém soube dizer o que teria acontecido desde então, apenas que o ajudante de pedreiro, casado, pai de seis filhos, nunca mais voltou para casa.

A boa música sempre  passa pelo Canal Brasil


Outra dica do Canal Brasil é o programa Cantoras do Brasil, às 18h45. A convidada de hoje é Clara Moreno, filha da cantora Joyce e do baterista Tutty Moreno, que dá sequência à homenagem a Vinicius de Moraes no mês em que o poetinha completaria 100 anos, interpretando O astronauta e Mundo melhor. Já às 21h30, em O som do vinil, Charles Gavin revela detalhes da produção do álbum Bênção, bossa nova, que Leila Pinheiro gravou em 1989.

Carlos Herculano Lopes-O namorado da filha‏

Estado de Minas: 13/12/2013 


Dois homens, dois estranhos, o motorista e o passageiro estavam em um táxi, que rodava vagarosamente num final de tarde chuvosa em Belo Horizonte, rumo ao Bairro Palmares, onde o último ia visitar a mãe. Há muitos dias não se encontrava com ela. O trânsito, nem é preciso dizer, continuava um horror na Cristiano Machado, por onde passavam na hora em que o motorista, até então em silêncio, virou-se para o passageiro, quando um dos sinais fechou, e perguntou: “Por acaso você tem filhos?”.

Surpreendido com a pergunta, o homem, depois de ficar uns instantes em silêncio, respondeu: “Não, não tenho filhos”. “Sorte sua, meu amigo”, disse o motorista, que sem esperar a réplica emendou: “Pois estou preocupado com a minha filha. Ela ainda não tem 16 anos e está começando a namorar”.

“Mas o que tem isso, você não acha normal?”, disse o passageiro, sem nenhuma convicção, e pedindo a Deus para que o assunto não fosse adiante. “Normal, você acha mesmo, uma menina desta idade já estar namorando?”, emendou o outro, enquanto a chuva, que não dava tréguas, tornava o trânsito totalmente caótico. “São os tempos, meu caro. O mundo hoje está assim”, comentou o passageiro, repetindo o chavão.

E foram indo. Na esquina da Cristiano Machado com Jacuí, tudo parou. O guarda, que tentava controlar a situação, estava totalmente perdido. “E o pior não é isso. É que ela disse à minha mulher que, no sábado, o tal namorado vai lá em casa...”, prosseguiu o motorista. “Já é um sinal positivo, pelo menos o menino está mostrando que tem boas intenções”, falou o passageiro, sem a irritação inicial.

Alguns minutos depois, começaram novamente a rodar e o assunto continuou: “Tô pensando uma coisa, amigo, e quero ver se você concorda”, disse o motorista. “Vamos lá, se eu puder ajudar...”, retrucou o interlocutor, que, àquelas alturas, estava começando a gostar da conversa. “Acho que vou mandar minha filha dizer ao rapaz que, se quiser me conhecer, tem de trazer o pai para pedir o namoro.”

“O quê? Um menino de 17 anos levar o pai? Você não acha que está sendo muito rígido?”, interveio o passageiro, ao que o motorista, sem lhe dar tempo, disparou, enquanto disparava também a buzina: “Comigo foi assim quando conheci a mãe dela e quero que com ela seja a mesma coisa, não estou certo?”.

Haviam avançado bastante, estavam quase chegando num dos primeiros viadutos que levam nomes de escritores, quando o passageiro, depois de ouvir em silêncio, deu sua opinião, já envolvido com o assunto: “Acho não amigo, e tem mais uma coisa, se me permitir”. “Pode falar”, disse o motorista. “Se eu fosse você, além de receber o rapaz numa boa, também conversaria com sua filha sobre sexo...”. “Sobre o quê? Falar com a Maíra sobre sexo? Você ficou louco?”, indignou-se o pai, quase parando o carro no acostamento.

“É isso mesmo amigo, os tempos mudaram, não são como na nossa época...”, afirmou o passageiro, ao que o motorista, se recompondo, respondeu, mais calmo: “Como vou tocar num assunto deste com a menina? Só se a mãe dela... ”. “Sei lá, mas se fosse vocês, dava um jeito, antes que tenham alguma surpresa...”. Mas aí, quando o papo começava a tomar novos rumos, chegaram ao fim da corrida.

Eduardo Almeida Reis-Verdade‏

O precedente da noite de 15 de novembro acena com um novo tipo de engarrafamento: o das sentenças tentando transitar


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 13/12/2013





“Tout va très bien, madame la marquise, / Tout va très bien, tout va très bien. / Pourtant il faut, il faut que l’on vous dise, / On déplore un tout petit rien: / Un incident, une bêtise, / La mort de votre jument grise. Mais à part ça, madame la marquise / Tout va très bien, tout va très bien.”

Estabelecido o fato que jument grise é égua tordilha, bêtise é besteira e mais existe em francês como conjunção mas, porém, além de advérbio e substantivo masculino, sem contar o maïs tremado, que é o nosso milho, convenhamos todos que o Palácio da Alvorada deve ter um mordomo parecido com o de madame la marquise para convencer madame la présidente de que as coisas vão todas muito bem.

Para início de conversa, as cenas transmitidas pelas televisões na noite do último dia 15 de novembro – brasileiros e brasileiras célebres se entregando à Polícia Federal em BH, em Brasília, na capital de São Paulo – me deixaram numa preocupação que o leitor nem pode imaginar.

Onde muitos comentaristas televisivos viram os sinais de um novo país, da “pedra fundamental da institucionalização das virtudes republicanas no Brasil’, em que ricos e famosos também vão para a cadeia, ainda que na maioria dos casos cadeia domiciliar, com direito ao champanhe noturno – o anoso philosopho viu o fim do Brasil tal como funcionou nos últimos cinco séculos.

Sim, porque se o precedente funcionar, milhões de brasileiros serão condenados e presos. Repito: milhões. Por mais que me esforce para ficar na casa dos milhares, acabo vendo milhões, muitos milhões com sentenças transitadas em julgado.

Transitadas... Vosso país já tem dois recordes em matéria de engarrafamentos de trânsito entre 167 cidades estudadas: o Rio de Janeiro tem o 3º pior trânsito do mundo e São Paulo o 7º pior. Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Porto Alegre também não fazem feio, mas só o Rio e São Paulo foram contemplados nos estudos da Tom Tom, empresa holandesa de tecnologia de transporte. O precedente da noite de 15 de novembro acena com um novo tipo de engarrafamento: o das sentenças tentando transitar. O resto é piu-piu, como vivia repetindo Ibrahim Sued, meu contemporâneo nas redações cariocas.

Horários

Anunciam-se modificações nos horários de muitas redações brasileiras, por causa da interação dos jornais impressos com os veiculados na internet. Dizem-me que os editores devem começar seus expedientes às sete da matina, deixando o fechamento dos jornais impressos por conta dos editores adjuntos ou subeditores, com expedientes depois das 18 horas. Assim, os editores podem cuidar do jornal on-line e encaminhar as matérias que serão impressas.

Grosso modo, o editor vai encarar a redação das 7h às 18h. Posso adiantar que esse horário não mata ninguém, porque já o encarei das 7h até depois das 21h. Nesse tempo, um dos secretários de redação chegava às seis da tarde para passar a noite no jornal. Quando me via saindo às nove da noite, não se esquecia de perguntar: “Já?”, brincadeira que se repetia várias vezes por semana.

Às sete da matina chegávamos ao jornal e já encontrávamos o Barros, secretário de redação, fazendo a barba na pia do laboratório fotográfico. Lá mesmo, com uma toalha enrolada no pescoço para proteger a gravata, ele pautava a rapaziada. Gravata... é claro: jornalista sério andava de gravata.

Meus expedientes de 12 horas, não raras vezes passando de 15 horas por dia, podem parecer estranhos, mas incluíam outro empreguinho que me tomava três horas diárias num banco oficial. Salários iguais, muito razoáveis tanto o jornalístico quando o bancário.

Situações divertidas nos dias em que o repórter, levando fotógrafo do jornal, entrevistava bancários importantes. O entrevistado, perplexo: “Tenho a impressão de conhecer o senhor”. Claro que conhecia: almoçávamos quase todo dia no bom restaurante do banco. O do jornal, também muito barato, era fracote.

O mundo é uma bola

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013: todo o cuidado é pouco. Ainda bem que só faltam 18 dias para acabar este ano. No dia 13 de dezembro, mas em 1545, teve início o Concílio de Trento, que se estendeu até 1563. Foi o 19º concílio ecumênico e tem sido considerado um dos três mais importantes da história do catolicismo. Convocado pelo papa Paulo III, foi atrasado e interrompido várias vezes na cidade de Trento, província autônoma de Trento, no Tirol italiano.

Em 1865, o Paraguai declara guerra ao Brasil. Deu-se mal, coitado. Em 1962, a Tanganica se torna independente da Inglaterra e adota o nome Tanzânia, que é um portmanteau de Tanganica e Zanzibar. Claro que não sei o que é um portmanteau e os dois dicionários que consultei não trazem a palavra. Para que o leitor não fique decepcionado com o philosopho, informo que Tanzania, um suaíli, é Jamhuri ya Muungano wa Tanzania e tem como lema Uhuru na umoja, que todos sabemos, ou deveríamos saber, significa “Liberdade e unidade”.

Hoje é o Dia do Pedreiro, do Marinheiro e de Santa Luzia, motivo pelo qual é feriado municipal em diversas cidades.

Ruminanças

“Só os fortes sabem ser indulgentes” (Victor Hugo, 1802–1885).